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APRENDIZAGEM E FAMÍLIA

Por Geisiane Silva (Anne Fourier)




Você saberia dizer qual a relação da família com a aprendizagem de seus filhos?


É muito comum ao pensarmos em ensino-aprendizagem atrelar essa função exclusivamente a escola. Mas ao contrário do que muitos possam pensar a família é a primeira escola de vida no qual a criança tem contato. Segundo Trage, "a família configura-se como o primeiro grupo social no qual o indivíduo se insere." (pg.29)


É por meio da família que a criança irá formar os aspectos psíquicos, morais, sociais e espirituais, segundo Souza (1995).


Por ser o primeiro contato da criança no mundo, a família, com toda essa responsabilidade torna-se o primeiro professor na vida desse indivíduo.

Esse ensino proporcionado pela família permeará ao longo da vida da criança, e quando essa educação acontece de forma significativa, a produtividade escolar torna-se satisfatória.


Segunda Trage a família "é a matriz do desenvolvimento da personalidade do ser humano". (pg. 30)


Dessa forma a aprendizagem também perpassa pelos aspectos afetivos e portanto, em uma ordem cronológica, o primeiro vínculo afetivo estabelecido na vida de uma criança é o familiar.


Interessante observar que a criança aprende por meio da imitação e é muito comum verificarmos essas atitudes durante as brincadeiras. Ao brincar a criança estabelece esse vínculo com a aprendizagem por meio da repetição de ações que em algum momento vivenciou em sua vida. Ao alimentar uma boneca, trocar a fralda, fazer comidinha, fazer compra, arrumar o carrinho de brinquedo, determinadas falas que a criança verbaliza, são aspectos que trás de sua vivência familiar.



Para Trage, conforme a criança amadurece, tem-se consequentemente novas experiências que farão com que se reestruture os conhecimentos anteriormente adquiridos possibilitando dessa maneira o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social. (pg. 31)


Portanto, vemos que a família tem um papel preponderante no desenvolvimento global da criança, e por isso deve-se ter essa consciência e cuidado durante esse processo de conhecimento.


Os pais carregam uma grande responsabilidade nas mãos, citarei mais um trecho de Trage que considero muito pertinente compartilhar, principalmente nos dias em que vivemos: "São os pais os responsáveis pela sustentação emocional dos filhos, para que estes encontrem sucesso na aprendizagem escolar, orientando-os para lidar com as frustrações em relação aos modelos de aprendizagem formal." (pg. 32)



Quantas vezes não nos deparamos com pais super protetores, ou até mesmo com famílias que não possuem respeito com o próximo, ou pais inseguros?


Essas atitudes e/ou personalidades que a família possui é passado sim para a criança, afinal de contas, é a tribo na qual pertence, é a verdade que conhece, e todas essas questões poderão afetar a aprendizagem da criança, positiva ou negativamente. Ensinar a criança como lidar com os sentimentos é muito importante, afinal de contas a vida é feito de altos e baixos, e a frustração faz parte desse processo.


O que percebo é que a criança que não consegue lidar com a frustração assim como outros sentimentos, está atrelado normalmente em como a família lida com essa situação. Ou os pais também não sabem lidar com essa questão, por não terem sido ensinados na infância a passar por esse processo e consequentemente não fizeram esse trabalho emocional com a criança ou até sabem lidar com os percalços da vida, porém não conseguem ajudar o seu filho a passar por esse processo, o que gera com o passar do tempo uma bola de neve.

Vou citar mais uma vez um trecho que se encontra no livro de Trage que sintetiza essa ideia: "Quando o núcleo familiar é um local marcado por incertezas, rejeições, medos e violências, poderá provocar efeitos nefastos no processo de aprendizagem do ser humano. Uma realidade familiar desestrutura emocional e afetivamente, e caracterizada por conflitos, poderá estigmatizar a criança e provocar bloqueios no seu processo de aprendizagem. (pg. 32)




Assim sendo, verificamos que a base familiar é extremamente importante no processo de aprendizagem e humanização do ser humano, a criança. Tudo o que foi ensinado e aprendido irá se perpetuar por toda uma vida. Criar limites é necessário, deixar a criança fazer o que ela quer, quando quer e onde quer não é sinônimo de amor, pelo contrário, e isso será visto ao longo dos anos. Saber como dizer não também é importante. Respeito e medo são coisas bem distintas, e deve-se buscar sempre o respeito e isso conseguimos por meio de uma conversa de igual para igual. Reprimir a criança, apontar os erros de maneira grosseira não irá fazer ela aprender mas fará com que tenha raiva não só de você mas também do conhecimento, "comportamentos indesejados devem ser desestimulados, mas as emoções não podem ser sufocadas, reprimindo a ação sem censurar os sentimentos. O comportamento e a postura dos pais quanto ao afeto e limite trazem consequências muito importantes na educação e formação do caráter dos filhos. (Traje, pg. 33)


Qual tem sido o seu legado no papel de aprendizagem do seu filho(a)?


Referência: Psicopedagogia: Percursos e Práticas Clínicas (livro)

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