Por Geisiane Silva
Uma das maneiras mais fáceis de manter a nossa saúde vocal é nos mantermos hidratados.
Um dos problemas vocais mais comuns é o de pregas vocais ressecadas. Se seu corpo não tiver fluidos suficientes, suas pregas vocais ficarão secas e sua voz não funcionará adequadamente. Falar e cantar com pregas vocais secas geralmente resulta em problemas vocais como: Quebra de registro, pigarro excessivo (o que irrita ainda mais suas pregas vocais), perda de controle do volume ou de extensão, fadiga vocal e perca da voz.
Você precisa saber que suas pregas vocais precisam de uma pequena camada de muco para vibrar adequadamente. Caso elas não estejam bem lubrificadas, o uso da voz acaba gerando muita fricção, o que pode gerar fadiga vocal. Por isso, para que sua prega vocal tenha fluidez e funcione adequadamente é necessário que seu corpo esteja bem hidratado.
A melhor lubrificação pode ser obtida bebendo bastante água bem antes do uso da voz. Isso dá ao seu corpo tempo para absorver a água e distribuir os fluidos para todos os tecidos de seu corpo, incluindo a laringe. Saiba que a água não hidratada imediatamente suas pregas vocais.
Mas quanto de água devo beber? Isso dependerá do seu corpo, peso e altura. Há pessoas que necessitam beber 2 litros de água pode dia, outros no entanto um pouco mais. O ideal é utilizar aplicativos que façam o cálculo de acordo com suas medidas e altura e verificar com o seu médico, o que de fato seria ideal para você. Afinal, beber água em excesso também pode fazer mal.
Você pode hidratar suas pregas vocais de dentro para fora bebendo água, como mencionado acima, ou utilizar o nebulizador com o soro fisiológico, apenas. Ao fazermos uso do nebulizador conseguimos uma hidratação das pregas vocais de forma imediata. Isso porque a fumaça que inalamos consegue penetrar em nosso trato respiratório, pois, a válvula da laringe se mantem aberta. Quando comemos ou bebemos algo o fechamento dessa passagem é interrompida imediatamente para que o alimento siga seu percurso natural passando pelo esôfago até chegar no estômago.
Existem também os umidificadores de ambientes, aparelhos de mesa, que criam uma quantidade controlada de vapor no espaço deixando, como o próprio nome diz, o ambiente mais úmido. Para tempos secos é excelente.
Mesmo que você beba água suficiente todos os dias, existem uma série de outros fatores que podem causar o ressecamento da voz como: Ingerir muito café e uso de entorpecentes; ambientes secos ou barulhentos; medicamentos, refluxo, resfriado dentre tantos outros.
Por isso mantenha o seu aparelho de trabalho hidratado. Mantenha suas consultas em dia com os especialistas da voz para ter uma saúde vocal por muito mais tempo.
Gostou de saber sobre esse tema? Deixe seu comentário aqui e não esqueça de compartilhar com mais pessoas.
Para aulas de canto entrar em contato conosco pelo telefone: 11 3895-3590/ 9.4272-0777
Comments