No segundo capítulo do livro comece pelo porque, Sinek irá abordar tópicos importantes para o bom diferencial de uma empresa de sucesso. Recompensas e ameaças, mas até onde essa ação é sustentável?
O autor explora a questão da manipulação versus inspiração – “Quando as empresas não sabem ao certo por que seus clientes são clientes, elas tendem a contar com um número desproporcional de manipulações para obter aquilo que precisam. E por um bom motivo. A manipulação funciona.”
Preço. Muitas companhias relutam em entrar no jogo do preço, quantos de nós já nos deparamos cercados por vendedores vorazes e sedentos em nos vender produtos e serviços a todo custo baseando-se no famoso desconto?! Preço baixo sempre custa alguma coisa. “ Uma vez que os compradores se acostumam a pagar um preço abaixo da média por um produto ou serviço, será muito difícil para eles pagarem mais.”
Promoções – Os famosos leve 2 pague 1 – mais uma forma de manipulação que segundo o autor nos faz esquecermos que estamos sendo manipulados de tão comum que é utilizado pelas empresas.
Medo – Outra poderosa ferramenta utilizada como estratégia para gerar algum poder de ação sobre o ouvinte e comprador.
Aspirações – Criam uma tentação por algo desejável. Segundo Simon, esse tipo de manobra é ideal para as pessoas que possuem pouca disciplina ou que se sentem inseguros com relação aos seus sonhos e que precisam de uma mãozinha para a tomada de decisão. Será que você já se deparou com algo do tipo nas mídias sociais?
Pressão do grupo social e novidades são outras abordagens que o autor nos trás em seu livro. Somos constantemente bombardeados para aquisição de produtos, por exemplo, de forma a nos sentirmos pressionados a adquirimos seja um celular de alta tecnologia, o computador da Apple, a roupa da moda, a maquiagem que as blogueiras utilizam e assim por diante. Quem nunca?!
O preço que você paga pelo dinheiro que você ganha e manipulações levam a transações, não a fidelidade nos traz a seguinte reflexão – “ Há uma grande diferença entre a repetição de um negócio e a fidelidade. Repetição de negócio é quando pessoas fazem negócio com você várias vezes. Fidelidade é quando elas estão dispostas a abrir mão de um produto melhor ou deum preço melhor para continuar a fazer negocio com você. Clientes fieis muitas vezes nem se dão o trabalho de pesquisar concorrências ou considerar outras opções. Não é fácil conquistar fidelidade. Mas repetição de negócios, sim. Bastam mais manipulações.” Pega essa.
Outro ponto muito interessante é entender que a fidelidade não é apenas entre cliente e empresa mas também entre os colaboradores e a própria companhia em que estão inseridos. Além de reduzir custos , diminui a rotatividade e gera um ambiente agradável para trabalhar e gerar bons vínculos. Todos se sentem parte do negócio e responsáveis em fazer com que a empresa cresça – é o senso de pertencimento de “estamos nisso juntos” – que fará com que sua empresa se torne longínqua.
O que acha desses pontos abordados? Será que de fato as manipulações são os melhores caminhos para a fidelização de clientes? Seria o único caminho viável para o mercado ou para a sua empresa em questão? Você já utilizou uma dessas ferramentas em seu negócio? Se sim, qual tem sido o retorno? Condiz com o que a sua empresa de fato acredita ou que gostaria de ser vista no mercado e pelos consumidores?
Se você quer se aprofundar nesse livro adquira o seu – o link está logo abaixo.
E se você sente a necessidade de um estudo mais aprofundado, debater e relacionar com a sua empresa entre para o clube do livro Invictus – será um prazer ajudar você nessa jornada de negócios.
Contato: 11 9.4272-0777
Instagram: @annefourierbusiness
ความคิดเห็น