top of page
Foto do escritorcontato

O CANTO E A FALA: O QUE VOCÊ PRECISA SABER




Cantores tendem a ser pessoas sociais, extrovertidas e emocionais. Como seu instrumento é usado tanto para o canto quanto para a fala, o seu canto pode ser afetado negativamente por maus hábitos de fala. Para prevenir isso, adote a fala na distância do toque. Fale apenas com quem estiver ao alcance do seu braço, ou seja, na distância do toque. Isso te ajudará a controlar o impulso de gritar e pode prevenir um esforço desnecessário para a sua voz.


Em algumas culturas, as pessoas tendem a falar em um tom de voz mais grave, menos ressonante. Essa caracterização de voz grave e rouca afeta especialmente a maneira de falar das mulheres, mas muitos homens também falam em um tom mais grave do que seria confortável para impor respeito ou transmitir um ar de seriedade profissional. Você pode deixar a sua voz mais empostada, porém deve ser feito de forma correta e com auxílio de um profissional de preferência. O uso errado pode ser prejudicial para o canto pois fará seus músculos trabalharem muito mais do que seria necessário para produzir o som.


Cantores que falam muito grave podem afetar negativamente sua sonoridade. Não parece não é mesmo? Muitos pensam: “Vou falar mais no grave para não cansar minha voz”, mas a verdade é que o processo deve ser inverso. Falar no grave exige mais das nossas musculaturas e por isso cansa mais. O certo é mantermos uma voz mediana, no Flow. Costumo dizer que seria a voz da mulher do GPS. Sem excesso de peso. Busque observar os próprios hábitos de fala e procurar identificar aqueles que possam estar desgastando a sua voz.


Lembre-se também que toda a parte técnica aplicada no canto também deve ser usada na fala como o apoio, o uso da ressonância, o equilíbrio da respiração, a articulação e etc.

Para evitar problemas e manter sua voz saudável, é importante:

  • Falar tranquilamente (evite falar em ambientes barulhentos e evite o som forçado ou comprimido);

  • Falar em uma altura apropriada;

  • Usar amplificação adequada ao falar para uma plateia grande ou em uma sala com acústica ruim;

  • Usar o ataque vocal isocrônico ao falar (ao invés de ataques bruscos);

  • Usar o apoio respiratório adequado;

  • Sussurrar cansa suas pregas vocais, então não caia no erro de achar que o sussurro conserva a voz. Você estará na realidade forçando sua voz enquanto deveria deixá-la descansar

Você já sabia dessas informações? Comente aqui embaixo.

Não deixe de acompanhar nossas mídias sociais.


Instagram: @musicalizatecem

Facebook: @musicalizarteatividades

Youtube: Musicalizarte Centro de Educação Musical


Para aulas de canto entre em contato conosco pelo telefone: 11 9.4272-0777/3895-3590


FONTE: Berklee Canto Popular - Elementos da Técnica Vocal

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page