top of page
Foto do escritorcontato

POSSO CANTAR COM DOR DE GARGANTA? E RESFRIADO?




Se sentir dor ao cantar, não cante.


Simples assim: muitos cantores se deixam levar pelo momento e não escutam seus corpos quando estão cansados e deveriam descansar a voz. O descuido com sua própria saúde vocal, combinado com a pressão de um diretor musical ou líder de banda para ensaiar repetidamente, pode cansar ou tensionar sua voz.


Dores na sua laringe podem ser sinal de um problema. Cantores com dores, rouquidão ou perda da região aguda devem procurar um médico otorrinolaringologista especialista em voz, com experiência no trabalho com cantores. Casas de espetáculos, faculdades de música, conservatórios e outros cantores geralmente saber indicar esse tipo de médico. Os médicos generalistas de ouvido, nariz e garganta (otorrinolaringologistas comuns) geralmente não têm o conhecimento especializado em voz profissional para oferecer o melhor atendimento aos cantores.


Cantores devem estar atentos aos sinais de inchaço das pregas vocais, caracterizado por uma leve rouquidão ou aspereza, uma voz falada que parece mais grave que o normal, e uma qualidade vocal que parece um pouco mais áspera e não tão limpa. Frequentemente aparece uma perda da região aguda, a passagem para os agudos parece instável, e você precisa de mais apoio respiratório que o normal por causa da vibração ineficiente das pregas vocais devido ao inchaço. Um vírus pode causar esse tipo de problema, assim como o uso excessivo da sua voz.




RESFRIADO


Se você tem algo que parece mais que um simples resfriado, procure um especialista qualificado para consulta e tratamento.


Por vezes quando cantores suspeitam de um problema mais sério que um resfriado, eles adiam a ida ao médico por temer a confirmação de um problema vocal sério. Não adie! Vá a um otorrinolaringologista que trabalhe com cantores. Um especialista experiente será mais sensível aos seus sentimentos pessoais sobre o seu canto. Eles podem dar recomendações sobre seus próximos compromissos como cantor.


Existem situações em que você pode cantar resfriado e outras em que você deve realmente descansar sua voz. Quando um resfriado ocasional aparecer, você pode confiar no apoio respiratório e na consciência corporal para seguir nos ensaios e apresentações sem exacerbar uma fadiga ou causar dano permanente.


Geralmente, é possível cantar resfriado se você está apenas com congestão nasal, sem sintomas na garganta. Sua sonoridade pode ficar um pouco anasalada, mas de um modo geral, é possível cantar mesmo congestionado.


A primeira linha de tratamento para a sua voz é a umidificação. Beba muita água para manter o muco do trato vocal pouco espesso. Inalar vapor promove umidificação tópica em suas pregas vocais. Pastilhas contra tosse podem prevenir que se tussa até o ponto da rouquidão, mas o açúcar e o mentol dessas pastilhas podem te ressecar. Cafeína, álcool e cigarro devem ser evitados porque todos ressecam sua voz e seu corpo. Chás de ervas (sem cafeína) podem ter efeito calmante e ajudam a hidratar seu corpo.


Sprays que aliviar a dor de garganta geralmente não são indicados para cantores. Dor na garganta é um indicativo de que você não deve cantar. Cantar enquanto você está anestesiando sua garganta com sprays, ou aliviando a dor com aspirina, ibuprofeno, paracetamol ou qualquer outra medicação pode ser uma receita para problemas. Consulte seu médico para a prescrição e uso de qualquer medicação.


Quando você estiver resfriado, concentre-se no apoio respiratório e fique muito atento para qualquer sinal de fadiga em sua voz.


Você já sabia dessas informações? Comente aqui embaixo.

Não deixe de acompanhar nossas mídias sociais.


Instagram: @musicalizatecem

Facebook: @musicalizarteatividades

Youtube: Musicalizarte Centro de Educação Musical


Para aulas de canto entre em contato conosco pelo telefone: 11 9.4272-0777/3895-3590


FONTE: Berklee Canto Popular - Elementos da Técnica Vocal



Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page